Tudo o que você precisa saber sobre marketing de conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre marketing de conteúdo de maneira descomplicada

Tudo o que você precisa saber sobre marketing de conteúdo de maneira descomplicada

Marketing é um termo complexo que tem várias definições, segundo Kotler “Marketing é o processo social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que precisam e querem através da criação e troca de valor com os outros.”

Acho essa definição interessante, mas tem como ser mais simples, por isso criei minha própria: “Marketing é a arte do relacionamento entre pessoas, na qual tem como resultado a aquisição de algo tangível ou não”.

A forma como o marketing tradicional trabalha, está se tornando cada vez menos efetiva, mas o conceito de marketing é muito abrangente e por isso está em constante evolução para se adaptar às novas realidades do mercado.

Enquanto o marketing tradicional é estático e custoso, o marketing digital é dinâmico, adaptável, e procura estar em todos os lugares que for possível, além de ser muito mais barato. Além disso, o marketing digital busca atender o consumidor no mundo dele através de várias ferramentas virtuais, e uma das ferramentas que ganha força a cada dia é o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter uma audiência claramente definida, como resultado é possível impulsionar a ação do cliente a fim de que ele compre um produto ou serviço.

Em vez de falar diretamente sobre seus produtos ou serviços, e o quão maravilhosos e incríveis eles são, você irá abordar o consumidor de uma forma mais sutil, de um jeito que ele não perceba que você está vendendo algo para ele.

Na verdade, você estará fornecendo conteúdo verdadeiramente relevante e útil para seus clientes potenciais para ajudá-los a resolver seus problemas, e como consequência disso, seus produtos ajudarão na resolução.

3 Benefícios principais de usar marketing de conteúdo

 

Existem vários benefícios de utilizar o marketing de conteúdo, mas vou destacar três que são as mais interessantes:

  • Aumentar as vendas
  • Poupar recursos
  • Fidelizar clientes

Atraia clientes e aumente suas vendas com marketing de conteúdo

 

Aumente suas vendas com marketing de conteúdo

 

Quando você escolhe por criar conteúdo para seu site, tem que fazer isso com qualidade e eficácia. Não vai adiantar nada escrever um monte de coisa sem sentido apenas para fazer volume ou para ter uma repetição da suas palavras chave.

Para dar resultados de verdade, o conteúdo criado tem que ser útil e importante para seu cliente, por isso, antes de sair escrevendo um monte de coisas aleatórias, é importante você conhecer o seu comprador em potencial.

Se você quiser atrair qualquer tipo de tráfego e conversões você tem que criar valor através do seu conteúdo.

Diferente do que muitos pensam, não é só o Google que vai classificar seu site como tendo um bom conteúdo, seus visitantes também compartilharão seu conteúdo, e ser for realmente bom, continuarão  retornando e se tornando leitores fiéis, logo terão maior potencial para se tornarem compradores.

Gaste menos com o marketing de conteúdo

 

Economize dinheiro com o marketing de conteúdo

 

Estratégias de marketing tradicionais como comerciais na TV, propagandas em rádios, revistas e outdoors são realmente muito mais caras e impraticáveis para pequenas empresas.

Enquanto isso os produtos de marketing digital como anúncios no google, em redes sociais, e principalmente o marketing de conteúdo, que é o nosso foco no momento, tem um custo infinitamente menor e por isso é acessível para pequenas, médias e grandes empresas.

Além de reduzir custos com a propaganda em si, se você conseguir montar uma estratégia de marketing digital forte, conseguirá reduzir sua equipe de vendas e realocar esse dinheiro em outros setores a fim de gerar mais inovação para seu negócio.

 

Fidelize seus clientes através de conteúdo de qualidade

 

Você só volta à um restaurante se a experiência total (atendimento, comida e serviço) que teve na primeira vez foi boa. O mesmo acontece com os consumidores digitais.

Existe uma gama enorme de opções para o consumidor, o poder de escolha está 100% na mão dele, por isso, você não pode desperdiçar sua oportunidade de encantar o cliente para que ele volta mais vezes.

Para que isso aconteça, toda a experiência tem que ser boa, o seu site tem que ser rápido e fácil de navegar, as cores tem que ser atraentes, e o principal: o conteúdo tem que ser excelente.

Como saber se o conteúdo é bom

 

Tenha o foco no cliente

 

Lembre-se sempre: você irá criar conteúdo para seu consumidor, e não para você! Então, na hora de escrever, esqueça seus gostos pessoais, eles não são importantes, tenha o foco no cliente.

Se você já faz uso da estratégia de marketing de conteúdo, poderá saber se o seu conteúdo é valioso ao vê-lo a partir dos olhos de um visitante. Ao visitar seu site, pergunte-se:

Ofereço algum conselho significativo e relevante para meu cliente em potencial? Alguns exemplos de conteúdo de alto valor incluem: como fazer uma revisão das tendências da indústria, informações sobre novas pesquisas e dicas sobre um assunto relevante para seu público.

 

Conteúdo é a evolução do passado, presente e futuro do marketing

 

O marketing de conteúdo é focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente.

Sim, você já leu essa frase hoje, mas desta vez remova as 3 palavras finais: valioso, relevante e consistente. Sem essas 3 palavras chave, o conteúdo será apenas lixo informacional.

Infelizmente esse lixo é algo comum que eu e você recebemos de empresas que tentam vender o “material” delas. Muitas empresas nos enviam informações o tempo todo, para piorar, na maioria das vezes o conteúdo não é muito relevante ou valioso.

Se você está pensando em adotar essa estratégia, pense bem nisso, o consumidor está cada vez mais seletivo, se você quiser fazer parte do futuro do marketing de conteúdo, não se esqueça nunca das 3 palavras chave: valor, relevância e consistência. Além disso, vale a pena conferir o post que explica como criar uma estratégia de marketing digital em apenas 9 passos.