Como criar um negócio estruturado – parte 3 – Conhecimento de marketing
Se você quer criar um negócio estruturado já percebeu que ter conhecimento financeiro básico, e a ajuda de um contador é importante, também viu como é importante aprofundar seu conhecimento organizacional (de gestão). E agora chegou a hora de descobrir porque o marketing é a alma do negócio.
No post anterior começamos a falar sobre o plano de negócios, e vimos que dentro desse plano são abordados quatro temas muito importantes para o conhecimento de marketing, que são:
• Plano de marketing;
• Análise de mercado;
• Análise de Cenários;
• Análise Estratégica;
Deixei para analisar essa parte do plano de negócio apenas nesse post para dar uma ênfase especial no assunto. Então, vamos direto ao que interessa.
O que é um plano de marketing?

Muitos acham que marketing, é coisa de empresa grande, com muito dinheiro para fazer propaganda na televisão, e afins, mas marketing e propaganda não se resume apenas a isso.
De forma mega resumida, o plano de marketing é a forma estruturada de como a sua empresa irá ofertar seus produtos e serviços. É nesse documento que você irá descrever quais são as qualidades, utilidade e diferenciação dos seus produtos e/ou serviços, em relação a concorrência.
Se você oferece algo diferente de tudo, inovador, é importante colocar no papel para transcrever de forma simples como o que você vende vai ajudar quem compra. É importante se colocar no lugar do cliente, quais serão os benefícios percebidos por ele no segmento de mercado em que você está ou pretende atuar.
Inclusive, conhecer bem o cliente é a chave de um bom planejamento, por isso é importante saber quem realmente é seu cliente, onde ele está (país, cidade, bairro etc), como ele vai encontrar a sua empresa, como receberá o produto/serviço adquirido. Com isso, você estará criando um perfil demográfico.
Só depois de conhecer bem o cliente é que você vai conseguir pensar em qual é o melhor meio de fazer propaganda, se será através da internet, da venda pessoal, de um comercial no carro de som, e por aí vai. Depois de falar dos tipos de planos, vamos falar das análises.
O que é uma análise de mercado?

Um dos principais componentes do plano de negócios é a análise de mercado, ela ajuda você a compreender o mercado onde vai atuar, afinal é fundamental conhecer seus clientes, concorrentes e fornecedores.
Para realizar uma análise completa, o primeiro passo é identificar o segmento de clientes que você irá atender. Um segmento de mercado é um conjunto de pessoas ou empresas com características em comum, e ao agrupar clientes você satisfaz suas necessidades com maior eficácia.
Para dividir seu segmento de mercado responda às seguintes perguntas: quem está comprando? O que está comprando? Porque está comprando? Se o cliente é uma empresa, é importante saber quem decide as compras.
Com essas informações em mãos, será mais fácil definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e a política de preços.
Quando o assunto é concorrência, ela deve ser avaliada em relação a SUA posição no mercado. Por isso você precisa conhecer bem os produtos/serviços dos concorrentes, suas características, benefícios e preços.
Além disso é importante se perguntar: por que os clientes compram do concorrente e por que deixam de comprar do seu concorrente. Essas perguntas são importantes para você se basear nas forças e fraquezas dos concorrentes e com isso criar suas próprias forças, e eliminar ao máximo as fraquezas.
Uma das últimas etapas para a confecção do plano de negócios é a análise de cenários, que consiste em verificar os possíveis riscos. Afinal, toda empresa corre riscos, seja quando é criada ou quando está em atividade.
O que é uma análise de cenários?

Prever e administrar esses riscos pode ser o grande diferencial que vai definir a continuidade ou não do seu negócio.
A análise de cenários visa “calcular” a probabilidade de riscos em diferentes ocasiões. É importante simular valores e situações diferentes para cenários onde o negócio obtenha resultados pessimistas, como a queda nas vendas ou aumento dos custos, e também os resultados otimistas como o faturamento crescer e as despesas diminuírem.
Ao imaginar esses cenários diferentes, pense em ações para prevenir as adversidades ou para potencializar situações favoráveis. Obviamente é difícil prever 100% das situações, mas quanto mais simulações forem feitas, mais alternativas você terá para não ser pego de surpresa, é sempre bom ter o famoso Plano B.
A análise de cenários é uma ferramenta chave para a empresa, e normalmente, muitos dos dados dessa análise vem de ferramentas de marketing e gestão, por isso essa também é uma parte importante do departamento de marketing em si.
O que é a análise estratégica?

Toda empresa deve mostrar como irá competir no mercado, e para isso é importante definir estratégias para atingir metas. A estratégia é a combinação entre os fins que a empresa busca e os meios utilizados.
Os fins devem originar os meios, ou seja, a definição da meta de origem deve gerar uma ação e não contrário. A análise estratégica procura encontrar o caminho menos difícil de atingir o objetivo definido. O processo inclui alguns fatores comuns que são:
- Avaliação e identificação dos dados que serão relevantes para a estratégia de uma organização;
- Definir os ambientes externos e internos de uma empresa;
Ao estabelecer estratégias é importante avaliar os pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como as ameaças e oportunidades proporcionadas pelo ambiente externo.
Isso pode ser feito através da técnica conhecido como “fofa” (mais famosa em inglês com o termo SWOT) sigla para Forças Oportunidades Fraquezas e Ameaças, essa é uma ferramenta simples e eficaz, que falaremos mais para frente sobre o que é, como funciona e como utilizar essa ferramenta.
Se você chegou até aqui, parabéns!!! Também espero que não tenha apenas lido, mas que também coloque em prática cada um dos pontos chave para criar um plano de negócio.
Ao elaborar seu plane de negócio com certeza você percebeu que é necessário planejar e gerenciar bem cada um desses pontos para que no final sejam realmente úteis para o seu negócio!
Seguir todas esses passos realmente não é fácil, mas com certeza você e seu negócio vão ter um potencial muito grande de crescimento após esse esforço, por isso, não perca mais tempo, comece a planejar cada passo do seu negócio ao invés de entregar o seu sucesso ao acaso, conte conosco para te ajudar nessa jornada rumo ao sucesso.