Empreender por necessidade vs empreender por vontade
Será que o motivo para empreender está relacionado ao sucesso do negócio? Dados da pesquisa de demografia das empresas realizada em 2018 pelo IBGE mostram que das empresas abertas no ano anterior, 2 a cada 10 fecharam as portas em um estado ainda muito prematuro, além disso, a cada 10 empresas abertas no país, apenas 4 continuam abertas após um período de 5 anos. Por quê?
Porque muitos iniciam um negócio por necessidade e não por vontade, essa é uma triste realidade do nosso país que tem um índice muito alto de negócios que são fechados a cada ano, essa mesma pesquisa do IBGE citada no começo do artigo revelou que 762,9 mil empresas fecharam as portas em 2018.
É possível fazer essa afirmação através da análise de qual setor mais fechou portas, que no caso foi o setor de comércio, com um saldo negativo de 88,7 mil empresas a menos, que historicamente é um setor muito informal e que tem um perfil de empreendedor bem específico, o de quem empreende por necessidade.
Empreender por necessidade vs Empreender por vontade

Tanto o IBGE como o Sebrae, mostram que a maior parte dos empreendedores são pequenas empresas e profissionais autônomos como os MEI’s (Micro Empreendedor Individual), que por conta do desemprego ou do desejo de ganhar mais/não ter chefe decidem abrir o próprio negócio.
Não existe nenhum problema em querer ter melhores condições de trabalho, ou em encontrar uma ocupação, o problema está no foco, que costuma ser apenas o de ganhar dinheiro, e com isso o empreendedor se esquece da importância de outros departamentos, como o marketing, vendas, RH, e assim por diante.
Além disso, muitas vezes por falta de experiência e planejamento, por mais que a pessoa seja uma excelente profissional, é muito provável que o negócio dela falirá, pois não saberá como contratar, terceirizar tarefas, gerenciar pessoas e fazer crescer um negócio.
Já dentro dos negócios de sucesso, estão os empresários que abriram o negócio por vontade, que costumam ter um perfil “mais estudioso”, e que encontraram uma “a brecha” no sistema. Eles normalmente são mais curiosos, costumam pesquisar mais antes de abrir um negócio, e costumam verificar a real viabilidade dele. Além disso, começam a criar algo novo, com a estrutura de algo maduro.
A diferença entre quem empreende por necessidade e por vontade é grande, mas nada impede que alguém que iniciou um negócio por conta da situação o transforme em um negócio bem estruturado com real potencial de sucesso.
Inclusive, um dos passos para o sucesso é saber quais são os possíveis erros que levariam a falência. Se você está lendo esse artigo e quer abrir um negócio, já descobriu que a chave está no planejamento, por isso falaremos mais sobre o que é necessário para criar um negócio estruturado no próximo artigo.