Marketing digital

Marketing digital: Invista nele e veja suas vendas aumentarem

Marketing digital: Invista nele e veja suas vendas aumentarem

“Os tempos estão mudando, e precisamos nos adaptar a essas mudanças”. Tenho certeza que você já está cansado de ouvir isso, seja em revistas de negócios, de amigos ou outros investidores.

De fato o mercado está em constante evolução, e não é diferente quando falamos das ferramentas para vendas.

Hoje o marketing ainda tem a mesma finalidade que tinha quando foi criado (estratégia comercial para aumentar as vendas), porém as estratégias mudaram bastante, principalmente com a chegada do marketing digital.

Mas afinal, o que é esse tal de marketing digital?

Esse termo tornou-se popular no exterior já faz algum tempo, e de forma bem resumida, marketing digital é o conjunto de estratégias para vendas voltadas para a internet.

Quando falei a palavra digital, posso apostar que você imaginou que tinha algo a ver com internet.

E que uma das primeiras coisas que você pensou quando falei sobre estratégias voltadas para internet, foi no famoso e-mail marketing. Mas será que marketing digital se resume apenas a isso?

Você acertou se falou que não, existem outras ferramentas importantes para o marketing digital, por isso fiz esse post para falar de forma resumida a respeito das 5 principais ferramentas de marketing digital do momento.

1 – SEO (em português Otimização para mecanismos de busca)

SEO - otimização de mecanismo de busca

Um dos termos moderninhos que veio junto com o marketing digital é o SEO (Search Engine Optimization) – leia éssiou, essa é uma sigla inglesa que em tradução livre fica: “otimização de mecanismos de busca.”

Embora pareça complicado, é um termo auto explicativo quando se compreende o que significa cada palavra.

  • Otimizar pode ser interpretado como melhorar algo visando aumentar o desempenho.
  • Mecanismo de busca é um sistema criado para achar algo, nesse caso específico, estamos nos referindo a ferramentas bem famosas como o google, bing, yahoo entre outros.

Agora que você já sabe o que significa cada palavra, que tal juntar tudo? Fica algo mais ou menos assim: SEO, é uma ferramenta para melhorar (otimizar) os sites presentes na internet, para que sejam achados pelas ferramentas de busca.

Depois de saber para que serve, é importante saber como funciona. O SEO onpage é baseado em técnicas que são aplicadas no código fonte do website que facilitam a procura dos buscadores.

É como se essas “palavras mágicas” dissessem: “hey, você quer comprar bicicletas? no meu site tem as melhores”. Ao utilizar essas técnicas você aumenta as chances de ser encontrado pelos seus consumidores potenciais nos mecanismos de busca como o google e outros, e assim consegue aumentar suas vendas.

2 – SMO (em português Otimização para redes sociais)

SMO - Otimização para redes sociais

Outro termo que tem a ver com otimização é o SMO (Social Media Optimization), outra sigla inglesa que em tradução livre fica: “otimização para redes sociais”.

Quando traduzida essa sigla é bem mais intuitiva do que o SEO. E o objetivo é bem semelhante, a grande diferença, é que o SMO é voltado para redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.

Este aspecto da otimização lida com o aprimoramento da presença da sua empresa e reputação online através de comunidades interativas – não apenas Facebook e Instagram, mas também blogs, fóruns e qualquer lugar onde sua empresa é mencionada ou ligada socialmente.

Quando você usa técnicas de SMO fortalece sua marca e aumenta a visibilidade dela, e com isso consegue aumentar as suas vendas. Otimizar suas mídias sociais constrói familiaridade e confiança para o seu negócio, porque os consumidores vão ver que outros, que inclusive podem ser seus amigos e/ou parentes, recomendam a sua empresa.

3 – Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo - Inbound Marketing

Um dos termos relacionados ao marketing digital que veio para ficar é o Inbound Marketing também conhecido como marketing de conteúdo.

Essa é uma ferramenta estratégica que visa a conexão da empresa com potenciais clientes através de textos com dicas, curiosidades e experiências sejam úteis para os consumidores.

O marketing de conteúdo está intimamente ligado ao SEO, e ao SMO, visto que o objetivo dele é criar informações relevantes para o cliente em potencial que por sua vez irá compartilhar essa informações com outros nas redes sociais.

É importante ressaltar que esse conteúdo criado não visa vender de forma direta um produto ou serviço, ao invés disso, visa conquistar o cliente através do ciclo de compra de um funil de vendas, para que o consumidor esteja preparado para comprar o seu produto no momento ideal.

4 – E-mail marketing

Email Marketing

Como citado logo no inicio, o e-mail marketing é uma ferramenta estratégica muito utilizada pelo marketing digital, através de disparos de e-mails é possível alcançar de forma pessoal e personalizada cada consumidor.

Embora muitas pessoas tenham trocado o e-mail por ferramentas de comunicação mais práticas como o whats app e similares, ele ainda é o principal meio de comunicação utilizado no meio empresarial, por isso não pode ser ignorado.

Além disso, o consumidor final também usa o e-mail, seja para enviar ou receber informações importantes, ou para receber atualizações de canais que acompanha, por isso é importante utilizar essa ferramenta de forma cuidadosa para atingir o objetivo de forma eficiente.

5 – Anúncios pagos (PPC)

Anúncios pagos

Quando fazemos pesquisas no google, são exibidos 2 tipos de resultados:

  • Resultados Pagos
  • Resultados Orgânicos (grátis)
Resultados Pagos e Resultados Orgânicos
Os primeiros resultados não estão lá porque querem te informar algo, eles foram inseridos com o objetivo de vender algo relacionado com a sua busca, que na imagem de exemplo são câmeras semi profissionais da Canon.

Para aparecer como resultado nesse tipo de busca é necessário criar o que chamamos de anúncios pagos. Qualquer empresa que tenha um site pode anunciar no google e em outros sites similares.

Também é possível pagar anúncios em outras plataformas, como por exemplo em redes sociais como o facebook, instagram, youtube, e outros. Esse tipo de estratégia tem um retorno bem mais rápido do que os resultados não pagos, e por isso vale muito a pena para quem precisa de resultados “instantâneos”, ou a curto prazo.

Já no segundo caso, dos anúncios orgânicos (não pagos), o objetivo deles pode ou não estar relacionado a venda de um produto ou serviço, tudo vai depender do que você está procurando e da forma como está realizando a busca.

Para aparecer de forma gratuita no google o site precisa ter um conteúdo relevante, ou seja relacionado à busca e realmente útil, e é aí que entra o marketing de conteúdo citado acima.

Todas essas estratégias de marketing digital podem ser utilizadas juntas a fim de aumentar seus resultados no mundo virtual, inclusive eu recomendo que você faça isso.

Se você quiser saber mais sobre como pode utilizar todas essas ferramentas juntas, ou uma específica, estamos aqui para te ajudar, preencha o formulário de contato abaixo e ganhe uma consultoria grátis.